quarta-feira, 30 de março de 2011

Do Estado Laico ao Banco Cyan

Vivemos no país das contradições, as leis são criadas mas não são postas em prática. Creio que o melhor exemplo seria o art. 225: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações".Temos?.
Mas quero chamar a atenção para outro fato, de acordo com a constituição de 1988, vivemos em uma República Federativa e Laica.
Estado Laico?
Um estado Laíco é um estado neutro, não deve utilizar de seu "poder" para favorecer nenhuma forma de crença ou a descrença. Mas não é isso que vejo quando me deparo com "Deus seja louvado" nas notas de papel moeda, nem quando vejo sobre a cabeça dos legisladores, dos representantes do executivo, do judiciário um grande crucifixo, "Isso não significa nada" alguns dirão, então invertamos os papéis imagine: se no papel moeda estivesse a inscrição "Deus não existe"- "Heresia", se na assembléia houvesse o símbolo Wicca- "Coisa do demônio", basta dizer em alto e bom som, "Sou Ateu" e serás queimado na fogueira.
Que tipo de estado Laico é este?
Como a sociedade cristã se portaria se fosse pregado no congresso este símbolo religioso?
Outro exemplo são os feriados. Os feriados são dias comemorativos tão importantes que neste dia não se deve trabalhar.
Dias comemorativos são tão importantes que a ONU os utiliza para tratar temas que precisam de mais debate e reflexão, como por exemplo o dia Internacional da Mulher e o Dia Mundial da Água.
Sem água não há vida, mas sem "Nossa" Senhora Aparecida há, então pergunto qual é mais importante?
Qual é mais digno de reflexão?
Então porquê em nosso gigantesco país para-se tudo para refletir sobre nossa senhora aparecida mas mal se dá 30 minutos de noticiário no dia 22/03 para falar da água? Como há tantos feriados religiosos e não há espaço para temas realmente importantes? Não defendo o fim dos feriados mas sim a tranformação destes, sendo um estado Laico o calendário brasileiro não pode estar a mercê de comemorações religiosas.
A Poluição e a degradação ambiental chegaram a níveis alarmantes , lembram do art. 225!! Nossos direitos nos estão sendo negados a todo instante, e nada fazemos.  Segundo o estudo "Atlas Brasil", da Agência Nacional de Águas (ANA), a oferta e consumo de água de 55% dos municípios brasileiros, antevê carência no suprimento até 2015.
Bem inestimável.

A negação do Art. 225, do estado Laico, a destruição do meio ambiente... não tenham dúvida que tais "problemas" estão enraizados na religião, a religião nos fez acreditar que somos filhos de Deus, que somos especiais e o resto da biosfera nos é subserviente, mas isto não é verdade.
Percebemos algumas boas atitudes como o Banco Cyan, que mexe diretamente no ponto fraco e no ponto forte da sociedade contemporâneo, o dinheiro, somos tão Antropocêntricos que acreditamos sermos merecedores de um benefício para fazer algo que só nos beneficia. Tal iniciativa acredito eu, deverá ser seguida pelos movimentos ambientais e sociais, até percebemos que somos parte integrante de um sistema ciclíco a qual precisamos manter para nos matermos vivos.

2 comentários:

  1. De fato é um assunto bem polêmico, já tive que fazer um trabalho sobre isso. Mas temos que pensar que antigamente, antes da Constituição de 1891 que foi a que tornou o Brasil um estado Laico, as pessoas que era de outra religião que não a Católica, não tinham direito de expressar sua religião fora dos templos!! Sem imagens, roupas, símbolos... e isso é um absurdo! Se tem um crucifixo nas Assembléias, não acho que seja um problema, mas se tivesse uma quartinha com água, ou pentagrama ou uma Estrela de Davi, seria mais em um sentindo de que o Estado é protegido por forças além da Lei. Tendo a Themis por símbolo da justiça, a deusa guerreira, não a temos pregada nas paredes, mas é um símbolo tão presente quanto.
    Referente ao art. 255, realmente é complicado, até quando continuarão nessa ignorância com o meio ambiente, sem pensar que daqui a 10 ou 15 anos teremos guerras por causa da ÁGUA, e o Brasil será um alvo disso!

    ResponderExcluir
  2. Muah!

    Muito polêmico...o que me irrita na religiosidade é o pensamento de que Deus tudo provê..pois acredito que as pessoas se eximem de suas responsabilidades jogando essa batata quente para cima Dele...

    ResponderExcluir